4 de jan. de 2010

Nos dias, 12-13/Dezembro, aconteceu o 2º Campeonato Mundial de Grappling FILA na cidade de Ft Lauderdale, FL. Modalidade reconhecida pela FILA em 2007, o Grappling abrange técnicas de Jiu-Jitsu, Judo, Sambo e Wrestling, com competições de quimono (gi) e sem quimono (no-gi).
O Brasil esteve presente com time formado por atletas oriundos basicamente do Jiu-Jitsu e referências mundiais em suas categorias, liderados pelo Presidente da CBLA Pedro Gama Filho e pelo Diretor de Grappling da CBLA Francis F. Abramson.

NO GI:
No primeiro dia fomos representados nas categorias 84kg (Jonatas Novaes e Gabriel Kitober) e 96kg (Rodrigo Medeiros). Não acostumados com as regras da competição, nossos atletas sentiram dificuldades em aplicar suas técninas e foram surpreendidos principalmente pelo time Americano, que estiveram treinando há 6 meses juntos, com atletas em todas as categorias, patrocínios e como Head Coach o renomado Ricardo Libório. Jonatas venceu a ESP por 1-0 e perdeu para os EUA no tempo extra (1-1 no tempo regular e 1-0 no extra), enquanto Gabriel, seu companheiro de categoria, encarou o wrestler do time Olímpico de 2008 e competidor do ADCC 2009 Ben Askren. Gabriel fez uma luta duríssima e mesmo sendo superior perdeu na regra por 1-0 do tempo extra. Ben foi campeão da categoria e com isso, Gabriel foi para a repescagem com muita vontade de vencer e finalizou seus dois compromissos (ITA e EUA) ficando com a 3ª colocação.
Ainda no Sábado, o campeoníssimo lutador de Jiu-Jitsu, líder do time Brasa e treinador do campeão do UFC Brock Lesnar, Rodrigo Medeiros “Comprido” finalizou sua primeira luta com facilidade mas foi surpreendido na segunda por um fortíssimo e bem preparado Canadense.

GI:
No Domingo, entramos em praticamente todos os pesos (60, 66, 84, 96, 120kg) e com o maior time Brasileiro de todas as competições do estilo, 9 atletas (sendo 3 no 84kg).
60kg: Bruno Bastos começou bem mas foi surpreendido pela regra e pelo talentoso lutador dos EUA perdendo por pontos. Na repescagem, Bruno acabou sendo superado após machucar o polegar.
66kg: André Monteiro (campeão continental de Jiu-Jitsu) abriu a participação Brasileira nesta categoria enfrentando os EUA. Apesar do desempenho e busca incessante pela vitória, André perdeu no final do tempo. Do outro lado da chave, o atleta mais experiente da equipe e aluno do famoso Grande Mestre Carlson Gracie, Renato Tavares, venceu FRA (5-1), EUA (5-1) e na final os EUA (1-0), sagrando-se como o primeiro campeão deste dia.
84kg: Competimos com 3 atletas: Jonatas Novaes (perdeu para CAN na prorrogação), Ailton Azevedo (finalizou EUA e perdeu para FRA por pontos. Na repescagem marcou 5-0 e finalizou o ITA ficando com o 3º lugar do peso), Gabriel Kitober (finalizou EUA, WO da ITA, finalizou EUA e foi campeão marcando 7-0 e finalizando FRA).
96kg – Rodrigo Medeiros começou sua participação, muito comentada pelos times, finalizando EUA, ganhando de outro Americano, do JPN (4-2) e FRA (5-2) na final sendo campeão.
120kg – Começamos com Fabiano Silva que encarou o EUA e perdeu nos minutos finais após alguns problemas na arbitragem. Pelo outro lado da chave, Marcus Oliveira (Ex-Seleção Brasileira de Judô e Luta Olímpica) marcou 8-1 e finalizou o EUA, ganhou de 3-0 do CAN e na final venceu para ser o campeão, o atleta dos EUA por 3-1.
Absoluto: Nosso atleta da categoria 84kg, Ailton Azevedo, se inscreveu e foi o 1º campeão mundial absoluto de grappling FILA da história, vencendo 3 oponentes com notória superioridade.

Se emocione com os melhores momentos da participação Brasileira vendo o álbum de fotos e os vídeos no Canal CBLA.